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Emoção e Vendas caminham juntas

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Os mantemos perto o dia todo. Durante a noite, eles dormem bem pertinho. É a última coisa que olhamos antes de dormir e a primeira ao acordar. Quando os esquecemos, ficamos completamente perdidos. Se os quebrarmos, ficaremos arrasados e, quando não os encontramos, entramos em pânico total. Sim, esses são nossos smartphones. Mas, podemos dizer que nossa atitude amorosa em relação a esses pertences inanimados é uma coisa ruim? Não totalmente, de acordo com pesquisas recentes.

Um vínculo emocional

Shiri Melumad, professora de marketing da Wharton, confirma o que observamos em nós mesmos e em outras pessoas todos os dias: “Uma das principais conclusões do meu trabalho é que o consumidor parece ter uma relação emocional muito especial com seu smartphone que vai além do seu valor funcional”. Nossos smartphones parecem funcionar para nós como uma versão adulta de chupeta ou cobertorzinho. Usá-los pode reduzir o estresse. Parece também que eles proporcionam um estado emocional positivo maior do que ao interagir com o mesmo conteúdo, em aparelhos diferentes.

Para nós, como usuários individuais, isso significa que podemos nos sentir um pouco melhor em relação aos nossos hábitos se tratando de smartphone, pois, pelo menos a curto prazo, há alguns resultados positivos. Como profissionais de marketing, sabemos que o comportamento específico do usuário requer atividades de marketing correspondentes, para atender aos consumidores onde eles estão. O necessário é, uma maneira de atingir os consumidores utilizando o vínculo emocional que eles têm com seus dispositivos e transportar esse vínculo para a marca.

“O necessário é, uma maneira de atingir os consumidores utilizando o vínculo emocional que eles têm com seus dispositivos e transportar esse vínculo para a marca.”

Quando se trata de marketing de smartphones, muitas marcas têm tentado convencer os usuários com especificações funcionais ou preço. A única maneira de atingir os consumidores em um nível emocional é oferecer-lhes algo com verdadeiro valor emocional; e isso é algo que as reduções de preços simplesmente não podem oferecer. Por isso, não é de se surpreender que muitas marcas de smartphones tenham dificuldades com guerras de descontos intermináveis, porque decidiram colocar seu budget de marketing na desvalorização de sua marca.

Distribua emoção

A resposta é um incentivo ao estilo de vida que está incorporado em uma promoção de vendas de valor agregado. Esse tipo de promoção apresenta às marcas a oportunidade única de adicionar valor à marca sem o risco de reduções de preço impulsionadas pela pressão de varejo/ retalho. Agregar valor emocional ao proporcionar incentivos comoventes, garante que sua marca seja percebida com alto valor, bem como o estabelecimento de um vínculo emocional entre o consumidor e a marca do smartphone.

Além disso, os incentivos de viagens provaram ser particularmente bem-sucedidos quando se trata de oferecer aos consumidores apenas isso. As campanhas de voos gratuitos, por exemplo, têm sido um grande impulsionador de vendas para os dispositivos Galaxy da Samsung há muitos anos. Administradas pela Inspire, especialista em promoção de vendas e viagens com sede no Reino Unido, essas campanhas superaram todas as iniciativas de cashback e provaram ser o motor de incentivo mais bem-sucedido para a Samsung na região.

O Resultado

Ao se tratar de vendas e fidelidade, se você deseja que sua marca de smartphone supere as outras e ao mesmo tempo aumente seu valor, a resposta é direta: um incentivo de viagem como parte de uma promoção de vendas lhe dará a vantagem tática sobre as outras marcas e fará com que seu crescimento no mercado seja mais fácil.

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