Blog

GERENCIANDO O ATENDIMENTO AO CLIENTE EM TODA A ESTAÇÃO FESTIVA

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

É o período da alegria! Para os representantes do atendimento ao cliente, manter uma atitude positiva e profissional é uma tarefa para o ano todo, e manter uma expressão corajosa (e um sorriso no rosto) nem sempre é fácil. Como o ditado diz “o cliente tem sempre razão!”, mas sabemos que não é 100 por cento verdade. No entanto, aqueles que exercem a função de atendimento ao cliente, devem gerenciar as expectativas dos clientes, enquanto muitas vezes também devem cumprir metas rigorosas.

O período de Natal inevitavelmente traz consigo uma carga de trabalho adicional e estresse para aqueles que trabalham com atendimento ao cliente. Cada empresa faz o seu melhor para fornecer o melhor serviço absoluto, mas, vamos e convenhamos, somos humanos e, portanto, sempre haverá o erro ocasional ou atraso, especialmente durante períodos de grandes atividades. Isso, por sua vez, pode levar a clientes infelizes e sua equipe de atendimento ao cliente está na linha de frente, então eles precisam estar equipados para lidar com qualquer situação de forma eficaz.

Aqui estão nossas principais dicas para ajudá-lo a fornecer o serviço mais eficiente e criar um ambiente de trabalho o mais agradável possível para sua equipe de atendimento ao cliente, durante a temporada festiva!

Esteja preparado
Compartilhar conhecimento e se envolver no processo de planejamento para o período de Natal desde o início, é uma obrigação. Antecipar a equipe de atendimento ao cliente sobre o conteúdo de um específico produto ou serviço, fornecerá toda a munição que eles precisam para responder a quaisquer perguntas.

Você também precisa considerar funcionários doentes, escassez de estoque, mau tempo e falha de tecnologia e, em seguida, reagir em conformidade. Deixar de atingir os objetivos quando isso pode ser facilmente evitado, coloca pressão desnecessária sobre todos e com certeza criará tensão e frustrações. Não se deixe levar por crises que podem ser facilmente evitadas!

Seja flexível
Sempre haverá algo que não vai como planejado, então espere o inesperado. Por isso, não seja tão rigoroso. A posição e os processos da empresa estão lá por uma boa razão, sim, mas as pessoas invariavelmente compram de pessoas, portanto querem uma resposta de um ser humano, e não de um robô.

Às vezes, os clientes querem falar com um superior. Se for esse o caso, economizará o tempo de todo mundo chegando logo a conclusão de passar ao superior ao invés de tentar obrigá-los a aceitar a informação de um membro mais novo da equipe, só porque a política da empresa requer essa atitude. Ocasionalmente, uma voz autoritária (e título ou posição) é tudo o que é necessário!

Lembre-se de que seus funcionários são o seu bem mais valioso

Sua equipe é mais valiosa do que qualquer outra coisa, portanto, certifique-se de fazê-los sentir-se apreciados. Os funcionários que se envolvem com o cliente e criam uma experiência memorável são preciosidades! No entanto, apesar de seus melhores esforços, você não pode mudar o fato de que seus funcionários podem ter de lidar com algumas reclamações ou situações desafiadoras durante o período festivo. Mas, você pode fazê-los sentir-se valorizados e apreciados por seus excelentes esforços no atendimento ao cliente.

O Cartão de Viagem Inspire poderia ser o toque que faltava para recompensar seus funcionários por um trabalho bem feito. Afinal, umas boas férias é provavelmente o que eles precisam após a correria de Natal!

O que fazemos

Nossa equipe está aqui para ajudá-lo em cada etapa do caminho

Inspire